Portifólio para a disciplina de Cibercultura, Jornalismo Digital

quarta-feira, março 03, 2010

Web 1.0 e Web 2.0

Mesmo sendo uma invenção relativamente nova e moderna, a Internet já passou por algumas mudanças desde a sua implantação. Ao discorrer sobre a Web 1.0 e a Web 2.0, tentarei mostrar com mais clareza essa mudança no mundo digital. Eu sempre pensei na internet como um espaço de interação entre as pessoas e de circulação rápida de informação, mas ela está muito além de ser apenas isto, e ao observar, consigo perceber algumas das mudanças pelas quais ela passou ao longo de um curto período de tempo.
Para explicitar melhor essas mudanças, começo falando sobre os sites de relacionamento, que são o maior exemplo de Web 2.0. A passagem para esse novo molde da Web é marcado pela importância do internauta na mesma. Agora ele tem liberdade para escrever, colocar videos, fotos, entre outras coisas, deixando de ser apenas um leitor na rede. Os sites do novo modelo da Internet, como o Facebook, MySpace, Orkut, os Blogs e o Twitter são exemplos desta mudança, diferindo assim da Web 1.0, que estava restrita apenas aos sites "ponto com". Dentro desta vasta gama de novos sites na Internet, estes estão em destaque porque permitem ao internauta um contato com seus amigos, e mostrando assim que esta interação direta das pessoas no formato "sites de relacionamentos", é um modelo característico da Web 2.0.
Um fato interessante acerca desses dois modelos da Web é que alguns sites conseguem transitar entre o moderno da 2.0 e o obsoleto da 1.0. Um exemplo disto são o Amazon e o Ebay, porque ambos se enquadram no formato Web 1.0, mas permitem algum tipo de interação dos usuários.
Existem hoje em dia vários tipos de aplicativos utilizados na Internet, e gostaria de falar um pouco mais sobre os Blogs e o Twitter, ambos aplicativos da Web 2.0, e que permitem que qualquer pessoa no mundo que tenha acesso a rede possa expressar seus pensamentos e em vários formatos diferentes. Essa facilidade e liberdade de veicular opiniões e informações faz com que cada vez mais as pessoas utilizem o mundo virtual para se expressar. Acredito que quando a Internet foi inventada no fim dos anos 60, nunca se imaginou que as coisas chegariam ao patamar que observamos atualmente, onde qualquer um pode criar um blog e falar de qualquer assunto, e o melhor disso tudo é que ele será lido por várias outras pessoas, que muitas vezes nem são de seu convivo social.
Existe com a Web 2.0, uma tendência a simplificar a programação, tudo tem ficado mais rápido, simples e de fácil acesso, atingindo assim cada vez mais um maior número de pessoas. O conteúdo passa a ser colaborativo, existe um conceito de inteligência coletiva, são várias pessoas trocando informações ao mesmo tempo e o conteúdo que elas geram deve ser absorvido por qualquer um que esteja interessado, e da forma mais simples possível. A simplicidade e a facilidade de acesso são a cara da Web 2.0.
O mais importante na discussão das diferenças entre Web 1.0 e da Web 2.0 é o fato de que a Internet tem evoluído bastante, e que essa evolução não acontece para uma linguagem específica, mas sim para uma linguagem que está cada vez mais próxima do público, massificando assim o serviço, e aumentando os níveis de interatividade.

2 comentários:

  1. Concordo com a fofura do layout...fofo até demais para um espaço acadêmico, não é? :)
    O texto está muito bem escrito, com informações interessantes e demonstração de leituras diversas.
    Um abraço,

    ResponderExcluir