Portifólio para a disciplina de Cibercultura, Jornalismo Digital

segunda-feira, março 01, 2010

A Web 1.0 e a Web 2.0

A Internet, este campo vasto de informação e conteúdo, que conhecemos e que tanto usamos e precisamos nem sempre contou com as características que a formam hoje. Quando criada, em meados do final dos anos 60 para fins militares, a rede mundial de computadores viveu uma fase inicial que hoje é denominada de Web 1.0 e que, de certa forma, limitava muito a navegação de seus usuários.
Esta primeira fase tem como particularidade um caráter comunicacional. Com o desenvolvimento do correio eletrônico (e-mail) e das instant messangers (como MSN Messenger, AIM, ICQ, entre outros), a comunicação e a disseminação de informação foram facilitadas e tornaram-se mais rápidas. O mundo dos negócios foi um dos maiores beneficiados com a criação de tais ferramentas, que contou com a possibilidade de expandir e evoluir suas negociações além de economizar com as facilidades desenvolvidas para as ligações comerciais, tais como o Skype e o Voip. Além disso, a possibilidade de se faturar no meio online, também atraia negociantes e acabou por criar um mercado de anúncios, como o AdSense, da Google.
A segunda fase, considerada a nova web, é chamada de Web 2.0. Nesta etapa, a internet se consolida como meio colaborativo, e deixa de ser pensada apenas como mercado. Os investidores de tecnologia cibernética começam a entender que o futuro da internet não está somente mais nos anúncios, e sim nos seus internautas. A partir desse momento, os usuários tornam-se disseminadores de informação e conteúdo, além de apenas recebê-los e utilizá-los. E este conteúdo, agora, vai além do texto, com a possibilidade de serem divulgadas fotos e vídeos feitos pelos próprios internautas. São criados, também, web sites que permitem que o usuário faça postagens e crie seus próprios espaços cibernéticos, como o Flickr, Youtube, Wikipédia, Blogger, Fotolog e Tumblr. Este é o momento da valorização do conteúdo, feito e utilizado pelos usuários.
Uma das principais “armas” ganhas pelos usuários da Web 2.0, foram as comunidades virtuais e fóruns de discussão. São essas umas das melhores ferramentas para que as pessoas se conheçam virtualmente, troquem idéias, dicas e conceitos sobre determinados assuntos. As redes socias são o “berço” delas. Hoje umas das mais usadas mundialmente são Facebook, Twitter, MySpace e Orkut.
A Web 2.0 se define sendo a internet como uma espécie de movimento social, no qual seus “cidadãos cibernéticos” têm mais poder e são capazes de gerar conteúdo de acordo com suas próprias necessidades, que crescem cada dia mais.
O importância de se discutir a Web 1.0 e 2.0, é o reconhecimento do valor que ambas têm em relação as mudanças comportamentais dos seus usuários. A autonomia ganha por eles através da disseminação de conteúdo, é a principal mudança acontecida na rede mundial dos computadores. Se antes os usuários estavam limitados aos correios eletrônicos, agora têm a prerrogativa de escolher como fazer e o que fazer na internet. O usuário é livre e dono do seu ‘cyber espaço’.



3 comentários:

  1. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...


    AFECTUOSAMENTE


    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE LOVE STORY, CABALLO, LA CONQUISTA DE AMERICA CRISOL.

    José
    ramón...

    ResponderExcluir
  2. E esse coraçãozinho é de chocolate, é?

    ResponderExcluir
  3. Oi, Thaís,
    o histórico da web não precisava ser tão longo, já que o blog pede um texto mais dinâmico e ´pessoal´. O conteúdo, no entanto, é adequado e os links e imagens dão esse tom mais próximo do leitor.
    Um abraço,

    ResponderExcluir