Portifólio para a disciplina de Cibercultura, Jornalismo Digital

segunda-feira, maio 24, 2010

TODO MUNDO FOI!


Livros de todos os estilos, tipos, cores, tamanhos e para todos os gostos rechearam a segunda edição da Bienal do Livro de Minas Gerais, que foi encerrada neste domingo, dia 23. Mas são os livros mais coloridos e cheios de ilustrações, sons e texturas que atraem o gigante publico dos baixinhos.

É o caso de Achiles Najar (foto), de 4 anos, que esteve na Bienal pela segunda vez. “Vim procurar livros sobre mamíferos porque estou estudando sobre eles na escola. Gosto também das revistinhas de heróis e aqui tem um monte”, explica.

Para a vendedora do estande da editora Cultura Infantil, Vanete Almeida, é de extrema importância que os pais levem seus filhos à feira e incentivem a leitura desde muito cedo. “Nós recebemos crianças muito novas, a maioria entre 2 e 6 anos, ou seja, que ainda não sabem ler. Mas esse detalhe acaba sendo esquecido pelos pequenos. Eles adoram os livros com muitas figuras e que emitem barulhos. É importante começar bem novo mesmo, que assim eles nunca largam do livro”, afirma.

João Pedro (foto) tem 6 anos e está aprendendo a ler. “Agora eu consigo entender a revistinha do Batman melhor. Mas o difícil é escolher um livro só, quero levar todos, mas minha mãe disse que não dá”.

Além dos vários estandes de livros destinados às crianças, o “Circo das Letras” foi um espaço em que escritores contavam histórias e entreteriam os pequenos leitores. O estande dos Diários Associados também mirou atrair o público infantil, com um cenário que imitava uma praça, em que a criançada participava de brincadeiras, como o caça-palavras, e ganhava brindes. Para Daniela Fernandes (foto), de 11 anos, a brincadeira deixou o passeio ainda melhor. “A gente veio por causa dos livros mas acabou achando um monte de brincadeiras legais também. É melhor do que eu esperava”, conta.
O evento terminou no último domingo, e foi promovido pela Câmara Mineira do Livro, em parceria com a Fagga Eventos, e, de acordo com o balanço oficial disponibilizado pelos organizadores, cerca de 250 mil pessoas estiveram no Expominas em 10 dias. A quantidade de livros vendidos também foi recorde, obtendo um faturamento de cerca de R$ 10,5 milhões.


Confira a galeria de imagens do evento:


Confira o depoimento:

Um comentário:

  1. oi, Thais,
    gostei muuuito do seu post, do conteúdo diversificado multimídia e da pauta.
    Parabéns!
    Abs,

    ResponderExcluir