Portifólio para a disciplina de Cibercultura, Jornalismo Digital

sábado, março 27, 2010

Calor!

Este terceiro post indicado pela professora Dani Serra, foi, certamente, o mais difícil para mim. Logo que escolhemos a temática “calor” para o ensaio fotográfico, devido as altas temperaturas que fechavam o verão em BH naquela semana, o tempo virou e choveu quase todos os dias subseqüentes (bem, pelo menos enquanto eu não estava fechada na redação do jornal). Então decidi usar algumas fotos tiradas enquanto eu estava de férias que, de algum jeito representavam o calor de um jeitinho mais jornalístico, como foi pedido. Assim que consegui reunir as quatro fotos, parti para outra parte desse ‘complexo’ post fotográfico: a edição. Minhas habilidades gráficas são bastante restringidas e acho que o Photoshop (ou qualquer outro programa da Adobe do meu computador) nunca foi nem iniciado. Mas graças ao Steve Jobs, ou quem quer que seja a pessoa que desenvolve softwares da Apple, achei o iPhoto por aqui que, para mim, era só para arquivar imagens. Ele é muito fácil de usar porque, na verdade, não é preciso habilidade em edição nenhuma, talvez só noções básicas de inglês, porque ele faz tudo por você. Após importar as fotos escolhidas para o iPhoto, usei a ferramenta de corte ‘Crop’ e ‘Straighten’ para melhorar o enquadramento. Depois decidi brincar com as cores na ferramenta ‘Efects’. Para fortalecer-las, principalmente as luzes solares nas fotos, usei o efeito de ‘Boost Color’ (ele te oferece nove níveis para cada efeito), em algumas até o nível quatro. Depois tentei usar a ferramenta ‘Adjust’ que é um pouquinho menos simples. Como eu não tenho noção alguma de fotografia digital, além da falta de habilidade gráfica, fui testando tudo e arrumando de acordo com o que eu via que acontecia com a foto. Usei as ferramentas de ‘Highlights’, ‘Shadows’, ‘Saturation’, ‘Temperature’ e ‘Tint’ para intensificar as cores, sombras, contraste, luzes e saturar aquelas mais pigmentadas. Para finalizar a edição da imagem, usei a ferramenta ‘Sharpness’ que aumenta a nitidez. Em algumas fotos ela é bem fraquinha, mas em outras o resultado é ótimo, fica parecendo que a fotografia foi tirada com câmera profissional. Depois de terminada, salvei a foto na opção ‘Flagged’, que é um tipo de ‘Favoritos’. Eu já havia terminado esse texto (uma espécie de ‘leadão’), quando encontrei, na página de aplicativos da Apple, um programa que transforma fotos digitais normais em um tipo de ‘Polaroid’ digital. Também muito fácil de usar, além de divertido, então achei que seria legal colocar o ensaio no blog em forma de Polaroid. E o resultado foi esse:




- Sítio com piscina e amigos costuma ser um jeito se divertir em dias de altas temperaturas



- O uso de roupas leves e alguns acessórios também ajudam a aliviar o calor



- A água é muito importante, principalmente no verão. Seu desperdício deve ser fortemente evitado, sempre



- Alguns vendedores ambulantes têm que enfrentar o sol, o calor e, principalmente nas praias, andar muito para garantir suas vendas.

Um comentário:

  1. Oi, Thais,
    viu como a dificuldade pode ser uma grande aliada? Que beleza de ensaio e de post, heim?
    Acho que vou dificultar ainda mais um pouquinho no próximo...posso esperar um ainda melhor?
    Um abraço,

    ResponderExcluir