Portifólio para a disciplina de Cibercultura, Jornalismo Digital

domingo, maio 30, 2010

Livros são atração para o público infantil



A segunda Bienal do Livro de Minas, aconteceu durante o mês de maio, do dia 14 ao dia 23, e contou com a presença de um público bastante variado. Livros são artigos de interesse de várias parcelas da população, e em um evento como este, se encontra material atraente para praticamente todos os gostos. Mesmo com tamanha variedade, foi nítida a quantidade de crianças no evento, e também a quantidade de livros e estandes especialmente para elas.
É de grande importância disponibilizar espaço para o público infantil, visto que a leitura nesta faixa etária contribui muito para o desenvolvimento da criança. Além dos vários estandes infantis, a bienal também montou um espaço voltado especialmente para este público, o Circo das Letras. Este espaço promovia atividades voltadas para toda a família, como as oficinas de artes, contação de histórias, oficina de jogos corporais, e oficina de jogos musicais.
O circo das letras era composto por quatro profissionais, os músicos Alessandra Lucas, 21 anos e Felipe Carreteiro, 27, a atriz Márcia Valéria, 49 e o mímico Jiddu Saldanha, 45 anos. Cada um deles tem uma carreira independente, porém se juntaram para realizar este trabalho na Bienal e, além disso, todos já haviam se apresentado em outras Bienais. De acordo com Alessandra Lucas “o retorno é muito bom. Quando a gente vai ao banheiro, por exemplo, tem gente que vem nos abraçar e dizer que foi muito bom”.
A atriz Márcia Valéria diz que todos param para ver as histórias, “para o pai pra levar o filho, as pessoas dos estandes, param os contadores de história daqui de Belo Horizonte, adultos, senhoras, senhores, todo mundo tem parado. A história diz-se que é para criança, mas isso é uma coisa do mundo moderno, e atrai todos os públicos”.
Além do Circo, o estande Conta Conta e Brinca também promoveu algumas atividades especialmente para as crianças, a coordenadora literária da casa, Sandra Bittencourt, conta histórias com recursos diferenciados, como cantorias e instrumentos musicais. Sandra e o músico que a auxilia durante as histórias, chamaram sua dupla de Trupe e maria farinha.
Não são só as atrações que chamam a atenção dos pequeninos, livros também podem ser muito chamativos para esta faixa etária, principalmente os que possuem cores e ilustrações diferenciadas. De acordo com Júlia Marques, 9 anos, “os livros são muito interessantes, gosto muito dos de aventura”. Além de demonstrar interesse, Júlia diz que não é a primeira vez que visita a Bienal.
Mais informações no site do evento, http://www.bienaldolivrominas.com.br/








Nenhum comentário:

Postar um comentário